O aniversário da Unidade de Radioterapia de Évora é assinalado segunda-feira, dia 18, no Teatro Garcia de Resende em Évora (20h00) com uma Gala de Beneficência a favor da Associação Oncológica do Alentejo. A Gala, na qual estará presente a ministra da Saúde, Ana Jorge, é uma iniciativa do Hospital Central do Espírito Santo de Évora e da Lenicare e contará com a participação de Camané, Rodrigo Leão, Fernando Tordo, Mico da Câmara Pereira, Nicolau Breyner, Nucha, Luísa Rocha, Teresa Palma Pereira, Emídio Rangel, Margarida Mercês de Mello, Paulo Sousa Costa, Nilton, Grupo de Cantares de Monsaraz e Serafim.
No decorrer da Gala de Beneficência serão leiloadas obras de artistas plásticos como João Cutileiro, Margarida Lagarto e Luis Ançã, além de um manuscrito de David Mourão Ferreira e de uma jóia da autoria de Maria João Bahia.
Antes da Gala, uma visita (18h30) à Unidade de Radioterapia do Hospital Central do Espírito Santo de Évora.
A Unidade de radioterapia Hospital do Espírito Santo de Évora cumpriu recentemente um ano de funcionamento. Esta unidade resultou de um investimento de 10 milhões de euros. Trata-se de um caso de concessão de exploração traduzida numa parceria com a empresa Lenicare. O cancro é uma das principais causas de morte no mundo. A Organização Mundial de Saúde estima que 84 milhões de pessoas morrerão de cancro entre 2005 e 2015, sem intervenção. Até Setembro de 2009, o Alentejo era a única região da Península Ibérica desprovida de uma unidade de radioterapia. Os doentes de todo o Alentejo que antes se deslocavam obrigatoriamente para fora da Região, maioritariamente para Lisboa, onde realizavam, em média 25 sessões de tratamento, num vaivém de viagens penosas e dispendiosas para o Serviço Nacional de Saúde, passaram a ser tratados em Évora. O mérito da Unidade de Radioterapia do Hospital do Espírito Santo de Évora foi recentemente reconhecido pelo Fórum Hospital do Futuro, com a atribuição do 1º prémio na categoria de Parcerias em Saúde, entre numerosas candidaturas de mais de 100 instituições. Desde o primeiro dia de funcionamento (15 de Setembro de 2009), esta unidade recebeu 592 doentes, numa média diária actual de 85 sessões.
A Associação Oncológica do Alentejo tem por objectivo o apoio ao doente oncológico, contribuindo para a divulgação de informação sobre doenças do foro oncológico, no que diz respeito à prevenção e ao acompanhamento de pacientes em fase de tratamento. Nasceu para envolver no projecto doentes, respectivas famílias, mas também médicos, enfermeiros e funcionários hospitalares. Os animadores da iniciativa esperam ver, em breve, a associação com capacidade para desenvolver parcerias em Portugal e na vizinha Extremadura.
domingo, 17 de outubro de 2010
quarta-feira, 13 de outubro de 2010
Subscrever:
Mensagens (Atom)